Terapia Breve Integrada

ABORDAGENS PSICOTERAPÊUTICAS

BIOSSÍNTESE

Sistematizada pelo professor inglês David Boadella, que atua como psicoterapeuta há mais de 45 anos, tem suas raízes nos conceitos do médico austríaco Wilhelm Reich (1897-1957).
O processo terapêutico em Biossíntese considera a respiração e movimentos como instrumentos capazes de promover a autorregulação, liberando comportamentos limitantes, estimulando novas posturas psíquicas e, consequentemente, restaurando a vitalidade. A Biossíntese ressalta as qualidades essenciais da existência diária, a singularidade e a compaixão, numa postura de inclusão e validação de todos os aspectos de subjetividade.
É uma psicoterapia somática que trabalha com processo de auto formação, no qual encoraja o crescimento orgânico, o desenvolvimento pessoal e a integridade espiritual. O objetivo do trabalho é criar um vínculo entre os três aspectos essenciais da existência humana:
• Somático ou existência corporal
• Experiência psicológica
• Essência espiritual

BIODINÂMICA

“A terapia é só uma maneira de ajudar o organismo a se ajudar” (Gerda Boyesen)
Por entre toques, falas potentes e movimentos terapêuticos dá-se um novo contato consigo, ancorado em um corpo suficientemente vital para que seja possível cada um tornar-se o que deseja e pode ser.
A Psicologia Biodinâmica foi desenvolvida por Gerda Boyesen a partir de 1960 na Noruega e posteriormente na Inglaterra. Gerda foi psicóloga e fisioterapeuta e elaborou a abordagem e o método a partir de sua intensa prática como massagista e psicóloga.
Através de massagens não provocativas, exercícios corporais e de uma fala integrada ao corpo, o processo psicoterapêutico biodinâmico é um convite ao deixar vir de sensações, emoções, sentimentos e memórias reprimidas no passado e presentes no corpo em variados tipos de couraças.
Ao longo de sua prática clínica, Gerda notou uma íntima relação entre os sons que os intestinos produziam durante as sessões e a liberação de conteúdos do inconsciente. A este fenômeno foi dado o nome de psicoperistaltismo, o qual tornou-se uma ferramenta bastante característica da abordagem Biodinâmica, atribuindo assim uma nova função a este órgão, a de elaboração fisio-psíquica, liberando e integrando emoções, sentimentos reprimidos e couraças no mais profundo do corpo.

ANÁLISE BIOENERGÉTICA

A análise bioenergética, criada e desenvolvida a partir de 1953, por Alexander Lowen, tem suas raízes nos fundamentos teóricos de Wilhelm Reich – discípulo de Freud –, que se destacou por sua obra psicanalítica e suas pesquisas pioneiras nas áreas da biologia, física, política e antropologia.
De acordo com Reich e Lowen, a história de cada indivíduo está armazenada na estrutura no corpo. Todas as experiências vividas, o impacto das relações da primeira infância e os traumas físicos e emocionais são armazenados e contidos no corpo na forma de padrões de tensão muscular crônica.
Lowen, ao aprofundar-se nos estudos reichianos produziu, novos conceitos de estrutura de caráter. Desenvolveu as bases teóricas para a elaboração de trabalhos corporais, culminando na criação da análise bioenergética. (LOWEN, 2004). Com base nestes fundamentos, a análise bioenergética oferece ao psicólogo um instrumental adicional ao trabalho analítico.

PSICOTERAPIA CORPORAL REICHIANA

Wilhelm Reich (1897-1957) foi um psicanalista austríaco, discípulo de Sigmund Freud que criou, a partir da Psicanálise esta nova abordagem terapêutica que, além das intervenções verbais, de fundamentação psicanalítica, também inclui intervenções corporais, tais como: trabalhos de respiração, movimentos desbloqueantes e movimentos ontogeneticamente significativos, movimentos oculares, aplicação de toques. Essas e outras técnicas buscam fisicamente dissolver defesas enraizadas no corpo, possibilitando a liberação de impulsos e emoções reprimidas, além da elaboração de conteúdos psíquicos associados. Na visão reichiana, corpo e mente formam um sistema integrado.

Na psicoterapia de abordagem reichiana, seguimos os referenciais teóricos e metodológicos propostos originalmente por Reich, mas também reconhecemos e incorporamos as inovações e aperfeiçoamentos de autores pós reichianos, trazendo uma abordagem mais contemporânea da mesma. Para maiores infos: www.nucleopsic.org.br

PROCESSO FORMATIVO

Baseado no estudo da Anatomia Emocional, sistematizado pelo norte-americano Stanley Keleman, esta prática terapêutica inclui diálogos e intervenções corporais, que sucedem a partir de gestos feitos pelo próprio cliente enquanto conta sua história. A escuta terapêutica está focada no que o cliente diz e também em como ele diz e como faz o que faz (percepção dos estados tensionais e das intensidades corporais), que não são funcionais no modo de viver.
O objetivo é tornar conscientes as formas de (des)conexão consigo mesmo, nas várias relações que estabelece e nos vários ambientes em que circula. Neste processo, o corpo é instrumento para transformar comportamentos limitantes e restaurar a potência para viver plenamente as relações amorosas, familiares e profissionais.

ANÁLISE JUNGUIANA

A terapia de orientação junguiana, baseada nas ideias de Carl G. Jung e pós junguianos, tem como principal objetivo auxiliar o indivíduo a resgatar aquilo que é a sua essência, ou seja, viver de acordo com aquilo que ele realmente é.
Também chamada de Psicologia Analítica, ela trabalha para integrar aspectos inconscientes à consciência e estabelecer um equilíbrio entre mundo interno e externo. Considera símbolos e sonhos como expressões dos arquétipos no processo de individuação.

FENOMENOLOGIA EXISTENCIAL

A psicologia pensada sob a perspectiva fenomenológica-existencial apresenta-se como uma busca à prática do método fenomenológico, compreendendo o existir com base na filosofia existencial. Ou seja, as pessoas experimentam o mundo de forma diferente e única. Por mais que procuremos encontrar uma correlação, por menor que seja, que nos surpreenda com a possibilidade de vivenciarmos algo idêntico ao outro, nos decepcionamos, pois as percepções continuarão únicas. Esta sensação pode nos trazer a experiência de que estamos sós, porém, pode também, contribuir em perceber o universo de possibilidades que o ato de viver nos presenteia. Assim, a pessoa não consegue conceber a atitude de enquadrar alguém em um modelo teórico que pode fornecer algumas explicações técnicas, pois não consegue abarcar a unicidades das experiências.
Propõe esclarecer sobre o ser do homem levando em conta os acontecimentos da relação terapeuta-cliente para revelar estruturas de comportamento e dinâmicas existenciais. O psicólogo fenomenológico-existencial considera o paciente como uma pessoa que procura um significado para a sua existência. É a pessoa que dá sentido aos mecanismos e não o contrário.e alterar a relação consigo mesmo e com o mundo.

SISTÊMICA - TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA

A terapia sistêmica parte do pressuposto que o terapeuta e o cliente( indivíduo, casal, família e grupos) fazem parte de um mesmo sistema e onde a realidade é co-construída de maneira interativa. Busca compreender e ampliar a percepção sobre si e todo o contexto que está inserido. Os temas trazidos à baila são desconstruídos ,posteriormente reconstruídos e ressignificados, criando narrativas que possibilitem a construção de idéias, pensamentos e novas representações sobre si, no passado, presente e futuro, onde se cria uma nova coerência interna sobre os padrões de relacionamentos e comportamentais repetitivos , transmitidos de uma geração para geração.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A avaliação neuropsicológica busca investigar quais funções cognitivas estão preservadas e as que estão comprometidas.
Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.
Pode ser realizada em crianças, adolescentes, adultos e idosos, podendo ser solicitado por profissionais da área da educação e saúde, responsáveis ou por instituições.
As solicitações podem ser decorrentes de queixas como: dificuldades escolares, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldades de rendimento (estudo, trabalho, tarefas cotidianas), problemas ou mudanças comportamentais, pré e pós cirúrgico e intervenção medicamentosa.

PSICANÁLISE

Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise da psiquê humana, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:
1. um método de investigação do psiquismo e seu funcionamento;
2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
3. um método de tratamento caracterizado pela aplicação da técnica da livre associação.[3]
Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana
Um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo; um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos;
O modelo psicanalítico da mente considera que a atividade mental é baseada no papel central do inconsciente dinâmico. O contato com a realidade teórica da psicanálise põe em evidência uma multiplicidade de abordagens, com diferentes níveis de abstração, conceituações conflitantes e linguagens distintas. Mas isso deve ser entendido em um contexto histórico cultural e em relação às próprias características do modelo psicanalítico da mente.

REABILITAÇÃO COGNITIVA

A reabilitação neuropsicológica é necessária sempre que um indivíduo apresenta déficits no funcionamento de alguma função cognitiva (atenção, memória, linguagem, percepção, funções executivas), sendo um processo que busca capacitar pacientes, oferecendo-lhes um maior ajustamento biopsicossocial, proporcionando, ao maior nível possível, sua capacidade de autonomia e independência dos demais.

TERAPIA ALFACORPORAL

A terapia Alfacorporal aposta na experiência como dispositivo para o amadurecimento.
Integrativa, promove um ambiente que favorece o diálogo entre os quatro corpos em um; corpos físico, comportamental, emocional e cognitivo. Os processos terapêuticos acontecem por meio de composições entre ações e palavras, entre corpo e mente, entre paixão e razão, entre o agente e o sujeito da ação.
Nesse sentido, os conceitos fundantes da terapia Alfacorporal apostam na interação entre as fronteiras do cuidado, saúde e educação.

ARTETERAPIA

A arteterapia, que é o uso da arte como base de um processo terapêutico, visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência. Utiliza a expressão simbólica, de forma espontânea, sem se preocupar com a estética, através de modalidades expressivas como: pintura; modelagem; colagem; desenho; tecelagem; expressão corporal; sons; músicas; criação de personagens, dentre outras, mas utiliza fundamentalmente as artes visuais

A arteterapia possui a finalidade de propiciar mudanças psíquicas, assim como a expansão da consciência, a reconciliação de conflitos emocionais, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, tem também o objetivo de facilitar a resolução de conflitos interiores e o desenvolvimento da personalidade.
Por ser bastante transformadora, pode ser praticada por crianças, adolescentes, adultos, idosos, por pessoas com necessidades especiais, enfermas ou saudáveis. Hoje, é exercida em ateliês e instituições com atendimentos individuais ou em grupos.

Texto retirado do site da União brasileira de Associações em Arteterapia.